segunda-feira, 12 de abril de 2010

O piano foi inventado para Chopin

Até ao momento o ano Chopin não se faz notar em Portugal. Fez-se pouco. Fez-se o que foi possível, talvez. Por isso se aguarda com entusiasmo o Festival Chopin, de 16 a 19 de Junho,
uma iniciativa conjunta do S. Luís e da Orquestra Metropolitana de Lisboa e onde haverá lugar para o Chopin Romântico e para o Chopin inspirador de outras sonoridades. Mário Laginha estará presente!

6 comentários:

JCD disse...

Será que o piano não terá sido inventado para o Concerto nº2 de Rachmaninov?
http://www.youtube.com/watch?v=5ZRbko3UsnQ

JCD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Outras Palavras disse...

Muito obrigada pela referência ao Concerto nº2 de Rachmaninov. Belíssimo! A complexidade e maturidade são superiores às de Chopin. Mas na sua "simplicidade", Chopin permite que entre o piano e o executante exista uma fusão única e este é o segredo das paixões que suscita. Em jeito de agradecimento deixo duas referências que me acompanham com frequência: Chopin: op.9,nº1 e "Fantasie Impromptu",op.66

Raul Moura Mendes disse...

Ignoro quem terá de facto inventado o piano, mas seu muito bem quem o reinventou: o pouco conhecido (para o grande público) Red Garland. Ver pf:

http://www.youtube.com/watch?v=8OaUpeAQnoE&feature=PlayList&p=FBAB5DDAF5EC120E&playnext_from=PL&playnext=1&index=30

JCD disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
JCD disse...

É difícil argumentar para que executante ou peça o piano foi criado.
Certamente, a dificuldade pode ser encontrada nas palavras de Burmester que o refere como o mais completo de todos os instrumentos.
O sublime a que tem elevado muitos momentos e criações encontra em Keith Jarrett um dos mais marcantes testemunhos, na actualidade.

http://www.youtube.com/watch?v=wivo94ylmhE&feature=related

http://www.youtube.com/watch?v=Wn7bTlxWoMg&feature=related